quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aula 2 - Turma 2011.1



Data: 07/04/2011
Frase do dia:

“Ler é beber e comer. O espírito que não lê,
emagrece como um corpo que não come.”
Victor Hugo

Na segunda aula do Ateliê, após a leitura individual e silenciosa do meu texto, intitulado “Bagagem” (já publicado no blog), expliquei aos alunos que existem diferentes tipos de leitura. Dei exemplo deles mesmos, pois enquanto eles liam, eu os observava. A primeira que acabou de ler tinha feito uma leitura mais dinâmica, bem rápida. E o último era lento ,pois fazia uma leitura minuciosa, não deixando nada escapar.
Mostrei a eles que também por conta do modo como leem, suas interpretações variam. Para dar-lhes um exemplo melhor, pedi que recontassem a história lida em apenas um parágrafo. Para que assim, avaliassem suas leituras e compreensões.
Abaixo veremos alguns exemplos do que produziram:

“Apesar de ter tido uma infância conturbada e cheia de contratempos, jamais desistiu de seus ideais e seguiu em frente, na busca por eles. Contava com o apoio da sua professora da 4ª série e seu avô, pessoas que exerceram um papel crucial, contribuindo de forma significativa em sua formação.”

Yuri Yassi
Eng. de Petróleo e Gás – 1º semestre


“A história trata da vida de uma moça que, mesmo sofrendo com a doença da irmã e a distância da família, conseguiu se encontrar nos livros e daí escolher sua profissão.”

Márcia Ferreira da Cunha
Ciências Biológicas - 1º semestre

“O envolvimento com a leitura foi algo contagiante. Apenas por imagens e algumas frases curtas, a autora se encanta pelo ‘mundo da escrita’, o qual, poucas crianças querem e/ou gostam de fazer uma visita. Tinha o interesse de aprender e buscar sempre por algo que acrescentasse a seu desenvolvimento cultural, mesmo com um integrante próximo da família estando adoentado e passando por algumas dificuldades. Essa vontade de vencer e mostrar para aqueles que duvidaram do seu potencial, que lhe tornou o que hoje é.”

Iasmin de Santana Cerqueira
Eng. de Petróleo e Gás – 1º semestre

“O texto conta a história de uma menina que veio do interior para conseguir vencer na vida. Mostra também, todas as dificuldades que ela passou, desde quando ela chegou a Salvador. Tudo isso para realizar seu sonho, que é ser professora.”

Francisco Silva Santos
Nutrição – 1º semestre

“Ela não se deixou abater. Apesar da distância dos pais, mergulhou na leitura de uma forma apaixonante. Cercada de pessoas que gostavam de ler, encontrou aí um refúgio para seus sonhos e suas descobertas. E esses sonhos a acompanharam por onde quer que fosse, aumentando cada vez mais a vontade de ler e poder transmitir conhecimento para quem precisa.”

Josicleide Alves de Almeida
Ciências Biológicas - 1º semestre


Após os alunos socializarem suas produções com os colegas, os questionei sobre as características do texto. Chegamos então ao Gênero Relato de Experiências.
Mostrei passo a passo o que é um Relato de Experiências e a partir daí eles puderam começar a produzir seus primeiros textos. Primeiro tiveram que lembrar um fato marcante relacionado à experiência com a leitura ou a escrita. Algo que ficou gravado na lembrança. Podendo ser muito alegre, triste, emocionante etc. Em seguida, colocaram a “mão na massa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário