sábado, 23 de abril de 2011

Aula 3 - Turma 2011.1

Data: 14/04/2011
Frase do dia:

“Os livros são pequenos pedaços do incomensurável.”
Stephan Zweig


Na terceira aula do Ateliê, os alunos terminaram a primeira versão da produção de texto sobre uma experiência com a leitura ou a escrita. Em seguida, individualmente responderam a uma ficha de auto-avaliação sobre suas produções. Essa ficha continha questões como: O título é adequado? Você descreveu com clareza o que aconteceu? Está escrito em 1ª pessoa? Os termos verbais estão bem empregados? Etc.

Logo após essa análise, também individualmente fizeram as interferências nos textos. No caso, quatro: a com relação à seqüência de idéias, ou seja, o início, o desenvolvimento e o desfecho; a com relação à eliminação de imperfeições: os vícios de linguagem, as redundâncias, as frases fragmentadas e as repetições; já a com relação às correções gramaticais: a acentuação, a ortografia, a concordância, a regência e pontuação; e por fim, a : o texto definitivo, aquilo que diz respeito à apresentação formal: título centralizado, espaço de parágrafo, respeito às margens e ausência de borrões e rasuras.

No tempo que sobrou da aula, apresentei aos alunos o gênero Fábula. Depois, pedi aos alunos que fizessem a leitura de uma fábula bem conhecida, a da “Raposa e o Corvo”.

         

A raposa e o Corvo
Esopo


Um corvo faminto furtou um belo queijo e, com ele no bico, voou para o alto duma árvore. A raposa o viu e gritou para o alto:
- Bom dia, belo corvo! Que lindas são suas penas, que belo seu porte, que elegante a sua cabeça! Sou capaz de jurar que um animal bonito assim há de ter também uma bonita voz! Cante, que eu quero ouvi-lo!
 O corvo, envaidecido, abriu o bico para cantar. E o queijo caiu na boca da raposa.
"Os elogios exagerados são sempre suspeitos."

FIGUEIREDO, Guilherme (adaptação). Fábulas de Esopo.
Rio de Janeiro: Ediouro, 1997, p. 69.



Por último, fizemos uma atividade que mexia com a criatividade deles. Eles tiveram que “florear” a fábula, acrescentando características aos personagens, aos objetos e à natureza. O objetivo dessa atividade foi mostrar aos participantes do Ateliê que, a descrição é um recurso de enriquecimento em qualquer narrativa.


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