sábado, 30 de abril de 2011

Aula 4 - Turma 2011.1

Data: 28/04/2011
Frase do dia:

“O que se lê sem esforço
foi escrito com muitas dificuldades.”
Enrique J. Poncela

Na quarta aula do Ateliê, após já terem produzido os textos e terem feito a auto-avaliação de suas produções, entrei com minhas interferências, apontei pequenas falhas que eles haviam deixado despercebido, mesmo após a atividade de auto-avaliação com o apoio de uma ficha.

           Discutimos sobre o respeito a obedecer a um tema proposto para produção de texto; a escolha de um título adequado ao texto produzido; como descrever os fatos que ocorreram com clareza para um leitor indiferente à situação.

            Verifiquei se todas as produções estavam escritas em 1ª pessoa e se eles responderam corretamente o que pedia na ficha de auto-avaliação: que apontassem que palavras apareciam no texto que os identificavam como personagens da narrativa. Trabalhamos ainda, concordância verbal, ortografia, regência e pontuação.
Após todas essas interferências, os alunos fizeram a última versão de seus textos relatando uma experiência com a leitura e/ou escrita.

Depois da conclusão dessa atividade, os alunos participantes do Ateliê fizeram a leitura individual e silenciosa do texto “Níveis de Leitura”, que é um texto que fala da complexa atividade da leitura. Nele o autor mostra os cinco níveis de leitura que devemos conhecer e pôr em prática para que, tudo o que lermos fique armazenado em nossa memória, até que tenhamos condições cognitivas para utilizar e não deixar esse conteúdo cair no esquecimento.

          Ainda no texto, os alunos tiveram conhecimento do que é uma pré-leitura, o que é um prólogo, um prefácio e uma introdução. E ainda, receberam várias dicas para uma leitura eficiente como, a atitude que devemos tomar ao começar uma leitura, o ambiente adequado e os objetos necessários.

Após a leitura, e antes mesmo de discutirmos o texto lido, pedi para que, ainda individualmente, preenchessem com respostas pessoais uma ficha de perguntas relacionadas ao texto e a “bagagem” deles. Nela, eles responderam as seguintes questões: “Pra você, o que é ler?”; “Qual o livro que mais gostou de ter lido na vida? Por quê?”; “Qual o livro que menos gostou de ter lido na vida? Por quê?”. E ainda, explicar como entenderam os cinco níveis de leitura.

Por conta da falta de tempo, deixamos a leitura das respostas e a discussão sobre o texto para o próximo encontro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário