quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aula 9 - Turma 2011.1

Data: 02/06/2011
Frase do dia:

‘’Escrever é um ócio trabalhoso.’’
Goethe

Em nosso último encontro, propus aos alunos trabalhar com o gênero Artigo de Opinião.

Primeiro, dei uma tirinha retirada do jornal da UNIJORGE, o Casulo, com o tema Redes Sociais e com ilustração de Nei Costa. Após a leitura do mesmo, pedi para que produzissem inicialmente um texto livre sobre o assunto presente na tirinha. A partir daí, pudemos discutir sobre esse tema. Cada um mostrou como o interpretava e, em conjunto concluíram que nós (seres humanos) cada vez mais nos relacionamos através dos sites de relacionamento e cada vez menos nos importamos com a relação física que estabelecemos ao nos encontrarmos com outras pessoas, sejam elas amigos, familiares etc.

Trabalhei com os alunos participantes do Ateliê o gênero com a ajuda de um excelente material produzido por Terezinha de Jesus Bauer Uber. Nele, encontramos exemplos de artigos de opinião e aprendemos a reconhecer tal gênero ao observarmos a finalidade/objetivo da autora ao escrever tal artigo; a observar também as questões que comumente são tratadas neles e seu ponto de vista (opinião) e argumentos utilizados. Além disso, discutimos os possíveis suportes no qual esse gênero pode ser publicado e sua estrutura. 

 Ainda com esse material, os alunos puderam através de um artigo de Jacir Venturi intitulado “A natureza já não se defende. Vinga-se!”, dividi-lo em partes ao reconhecer os diferentes elementos encontrados em um artigo de opinião.

A partir de agora estavam aptos para produzirem seus textos. E para a reescrita, tiveram como ajuda um quadro de auto-avaliação de suas produções.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aula 8 - Turma 2011.1

Data: 26/05/2011
Frase do dia:

“’O pensamento voa e as palavras andam a pé.
Aí está o drama de quem escreve.”
Julien Green

Em nosso oitavo encontro, perguntei aos alunos participantes do Ateliê se sabiam o que é uma Paródia. Após longo debate, chegamos a conclusão de que se tratava de uma imitação cômica de alguma coisa, como cantor, música, programa de televisão etc.

Após o debate, assistimos a vídeos parodiando alguns cantores de sucesso na atualidade como a música “Baby” de Justin Bieber, a “Meteoro” de Luan Santana e “Recomeçar” da banda Restart.

Com isso, eles confirmaram a idéia de que, não só uma letra de música pode ser parodiada, mas o cantor em si também, o modo como se veste, como gesticula e até mesmo sua feição.

A partir daí, eles puderam trabalhar suas criatividades ao parodiarem suas músicas favoritas (solicitadas na aula anterior) e também avaliarem seu léxico, já que através da sonoridade das canções e a letra presente nelas, tinham que “encaixar” adequadamente um outro termo.

Trabalhar com um gênero como esse não é tarefa fácil, mas confesso que me surpreendi com as produções feitas em sala de aula, pois foram extremamente criativas e engraçadas.


Abaixo veremos alguns dos trabalhos feitos:


O Cravo e a Rosa
O cravo brigou com a rosa,
  Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada.

O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pôs-se a chorar.


        Paródia
Versão:
Geovane Casaes de Freitas
Design Gráfico – 2º semestre

           Mamãe eu fui pra roça,
Pro mode eu trabaiá,
Fiquei muito cansado,
Me deixe relaxá.


          Meu filho larga a preguiça,
Se põe a levantar,
Já tá escurecendo,
Vou já pôr o manjá.

          Que bom, mamãe querida!
Tô cuma fome de lascar,
Já estou me levantano,
Na mesa vô sentá.

          Moleque, descarado!
Vai logo se assuntar,
Ocê não tomou banho,
E agora quer jantá.

          Ô mamãe, me dê um tempo,
Logo vô me asseá,
Me deixa cumê primeiro,
Pra eu me saciá.

          Tá bom, filho querido!
Eu hoje vou deixá,
Mas não se acostume,
Pro vício não pegá.



A medida que foram acabando suas produções, enquanto alguns alunos esperavam os demais colegas, dei o texto “A palavra está com você” como leitura extra para que refletissem sobre a ‘boa apresentação’.