quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aula 9 - Turma 2011.1

Data: 02/06/2011
Frase do dia:

‘’Escrever é um ócio trabalhoso.’’
Goethe

Em nosso último encontro, propus aos alunos trabalhar com o gênero Artigo de Opinião.

Primeiro, dei uma tirinha retirada do jornal da UNIJORGE, o Casulo, com o tema Redes Sociais e com ilustração de Nei Costa. Após a leitura do mesmo, pedi para que produzissem inicialmente um texto livre sobre o assunto presente na tirinha. A partir daí, pudemos discutir sobre esse tema. Cada um mostrou como o interpretava e, em conjunto concluíram que nós (seres humanos) cada vez mais nos relacionamos através dos sites de relacionamento e cada vez menos nos importamos com a relação física que estabelecemos ao nos encontrarmos com outras pessoas, sejam elas amigos, familiares etc.

Trabalhei com os alunos participantes do Ateliê o gênero com a ajuda de um excelente material produzido por Terezinha de Jesus Bauer Uber. Nele, encontramos exemplos de artigos de opinião e aprendemos a reconhecer tal gênero ao observarmos a finalidade/objetivo da autora ao escrever tal artigo; a observar também as questões que comumente são tratadas neles e seu ponto de vista (opinião) e argumentos utilizados. Além disso, discutimos os possíveis suportes no qual esse gênero pode ser publicado e sua estrutura. 

 Ainda com esse material, os alunos puderam através de um artigo de Jacir Venturi intitulado “A natureza já não se defende. Vinga-se!”, dividi-lo em partes ao reconhecer os diferentes elementos encontrados em um artigo de opinião.

A partir de agora estavam aptos para produzirem seus textos. E para a reescrita, tiveram como ajuda um quadro de auto-avaliação de suas produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário