quarta-feira, 30 de março de 2011

Reflexões sobre o papel do educador

Educar

“O amanhã é uma possibilidade que precisamos de trabalhar
e por que, sobretudo, temos de lutar para construir”.

Paulo Freire

Nós estudantes do curso de Letras entramos na faculdade com ideologias e algumas crenças, embora entramos conscientes da situação em que se encontra a educação e acreditando que podemos revolucioná-la, mas quando nos deparamos pela primeira vez com uma turma do sistema de ensino público, por exemplo, ficamos perplexos com tamanho descaso e nos sentimos “pequenos”, incapazes.

              Vi muitos dos meus colegas desistirem ao chegar nesse momento, nesse primeiro contato, na primeira vez em que assumiram uma sala de aula. Outros ainda insistiram e tentaram “empurrar com a barriga”, mas não suportaram também por muito tempo, pois estavam sem realmente compreender o sentido dessa atividade. A importância de qualidades como a paciência, a necessidade de apurar continuamente os conhecimentos e estar ligado às novidades científicas e tecnológicas; as habilidades e competências; e o mais importante de todos: o amor são aspectos fundamentais. Como nos mostra Tardif (2002) ao citar algumas habilidades e atitudes dos docentes:
  


(...)gostar de trabalhar com jovens e crianças, ser capaz de seduzir a turma, dar provas de imaginação, partir da experiência dos alunos, ter uma personalidade atraente, desempenhar o seu papel de forma profissional sem deixar de ser autêntico, ser capaz de questionar a si mesmo.
                                                   
Segundo o professor Paulo Freire, educar é “criar situações para a produção do conhecimento e que, como experiência especificamente humana é uma forma de intervenção no mundo”, por isso, se “a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Portanto, para que isso ocorra é necessário sermos professores que promovam atividades criativas e variadas para que a aprendizagem seja, de fato, satisfatória.

           Precisamos ter coragem para inovar e o mais importante, estarmos disponíveis para a educação, porque não adianta sermos apenas mais um, nesse “barco” chamado Brasil, mas devemos buscar o diferencial, começando a partir de nós mesmos, apurando nossos conhecimentos e crescendo cada vez mais, lendo cada vez mais, porque “um país se faz com homens e livros” como acreditava Monteiro Lobato.


             Desse modo, ao colocarmos em prática, projetos como o Ateliê Oficina de Leitura e Escrita, podemos estimular o gosto pela leitura e escrita e instigar o desejo e a vontade de aprender dos nossos alunos, gerando assim autonomia e o compromisso social dos mesmos. Se procurarmos o sentido etimológico da palavra educar, veremos que se origina do latim ec-ducere que significa eduzir, no alemão significa puxar, e é realmente isso que acontece. Educar é instruir, trazer para fora; remover da pessoa algo que a modifique, promovendo o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física. Algo que eu espero estar em atividade para sempre, pois como afirma Freire (2000), “onde quer que haja mulheres e homens há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”.
Para você refletir:

Recomeçar
Carlos Drummond de Andrade

Não importa onde você parou...
Em que momento da vida cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário
“RECOMEÇAR”.
Recomeçar é dar uma nova oportunidade a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e o mais importante...
Acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado...
Chorou muito?
Foi limpeza de alma...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora...
Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
Em novas descobertas. Que tal voltar a estudar e pensar
Naquele projeto que você tinha há anos atrás...
De aprender a pintar, desenhar, dominar o computador...Ou
qualquer outra coisa.
Olha quanto desafio...quanta coisa nova nesse mundão de
meu Deus. Te esperando...
Hoje é um tempo para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Vá alto...Sonhe alto...queira o melhor...queira coisas boas
para a vida.
Pensando assim trazemos aquilo que desejamos...
Se pensarmos pequeno...coisas pequenas teremos.
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor...
O melhor vai se instalar na nossa vida.
Por isso somos sempre capazes de irmos além, muito mais além.
Depende de cada um de nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário