terça-feira, 5 de abril de 2011

Direitos Humanos

Andréa Rios Mendes
Psicologia
3º semestre

A desvalorização dos Direitos Humanos no Brasil é visível. A sociedade convive com a injustiça social diariamente, sendo vítima da fome, da pobreza, entre outros fatores, gerados em função do poder político que passa por cima desses direitos.
        
           No Brasil, inúmeras pessoas sofrem com o desconforto da fome. A produção de alimentos no país é rica, daria para alimentar todo povo brasileiro, mas infelizmente a questão econômica é colocada em primeiro lugar, priorizando a exportação. A situação da fome é tão constrangedora que as pessoas que passam por isso vivem em condições subumanas na qual a desnutrição afeta um ser humano em todos os âmbitos, seja físico, intelectual ou até mesmo emocional.
           
          Outro fator que a sociedade convive é a pobreza, na qual a fome está intimamente ligada. A fome não existe apenas porque a produção de alimentos está voltada para a exportação por fins econômicos, mas existe, além disso, pela má distribuição de renda presente em nosso país, em que o capital é concentrado nas mãos da minoria, gerando a pobreza.
           
          Essa minoria é um grupo dominante e essa concentração dos benefícios só justifica a ganância e ambição. Aqui, além dos grandes empresários, o poder político se faz presente promovendo e alimentando ainda mais a injustiça social.
                       
          Diante dos aspectos observados é fundamental relatar que para alimentar quem tem fome, bem como acabar com a pobreza e o poder político ganancioso e ambicioso é necessário a promoção da justiça social, proporcionando boas condições de emprego, educação, qualificação profissional, fazendo valer assim, a legislação dos Direitos Humanos que diz que, “todo homem é igual perante a lei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário