domingo, 15 de maio de 2011

Aula 6 - Turma 2011.1

Data: 12/05/2011

Frase do dia:

A única coisa que interfere com meu aprendizado
 é a minha educação.”
Albert Eisntein

Nessa aula socializamos as respostas individuais produzidas sobre o texto lido na última aula Níveis de Leitura. Abaixo veremos um exemplo de respostas dessa atividade:

O que é ler pra você? 

R: "Ler é quebrar paradigmas. Uma pessoa que lê bastante, se torna um ser humano flexível, capaz de enfrentar qualquer situação com aptidão e discernimento." 
 
 Explique com suas próprias palavras:

Primeiro nível de leitura: R:" Remete aos tempos de alfabetização, quando começamos a ter nossas primeiras experiências com a leitura. Essencial."

Segundo nível de leitura: R:"Conhecer superficialmente uma obra afim de saber se realmente é aquilo que estamos procurando." 

Terceiro nível de leitura: R:"Analisar mais profundamente a obra a ser lida, identificando todos os seus aspectos e caracteristicas." 

Quarto nível de leitura: R:" Fase crucial, no qual vamos lançar mão no dicionário e sanar qualquer dúvida existente. Interpretar de maneira profunda o assunto."

Quinto nível de leitura: R:Releitura no intuito de fixar substancialmente o assunto proposto." 
 Yuri Yassi
Eng. de Petróleo e Gás – 1º semestre
 
 

Em seguida, trabalhamos o poder da vírgula na construção de um texto. Mostrei aos alunos um texto como exemplo no qual, a depender de onde fossem postas as vírgulas, haveria três versões distintas. Levei esse material para a turma, por sentir a dificuldade em alguns deles com relação à pontuação em suas produções.

Foi dado aos alunos participantes do Ateliê, ainda nessa aula, três diferentes atividades. A primeira, para desenvolverem tópicos frasais, mostrando assim a importância dos conectivos. A segunda, duas redações, uma sem o desenvolvimento e outra sem a conclusão, para que eles as completassem coerentemente com as informações já presentes. E a última atividade, a análise de uma tirinha e a partir do assunto abordado por ela, escrever uma carta para um colega da turma. As socializações das produções ficaram para o próximo encontro.

Em breve postarei exemplos dessas atividades ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário