domingo, 22 de maio de 2011

Aula 7 - Turma 2011.1

Data: 19/05/2011
Frase do dia:

A desobediência é uma virtude necessária
 à criatividade.”
Raul Seixas



Nessa aula apresentei aos alunos as mudanças ocorridas em nossa ortografia, com a ajuda de um resumo com exemplos do professor Sérgio Nogueira. Para entender melhor tais mudanças, relembramos o que é um ditongo, um tritongo, um hiato, palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Em seguida, fizemos a leitura de tirinhas que de forma bem humorada, abordavam o tema Acordo Ortográfico:










Fiz uma dinâmica com os participantes do Ateliê para sanar as dúvidas ainda existentes. Essa atividade foi uma produção de texto individual a “História com Fim”. Os alunos tiveram que começar uma história: “Era uma vez...” e a medida que eles iam produzindo seus textos, eu mostrava um slide com uma palavra e a imagem referente a ela (com a escrita uma hora certa em outra errada) para que imediatamente a visualização da mesma, acrescentassem à história deles, corrigindo os possíveis erros, é claro.

As palavras trabalhadas foram:

lingüiça

jiboia
feiura
 

voce
 
minissaia

superhomem 

 idéia


Veja abaixo um exemplo dessa atividade:

por Francisco Silva Santos
Nutrição – 1º semestre

Era uma vez um menino que jogava bola. Um certo dia, antes de ir ao jogo, comeu uma linguiça e sentiu-se mal, justamente na hora em que estava indo. Para completar, encontrou uma jiboia na estrada que era uma feiura. Quando chegou no campo, pegou um jornal e pediu para que os companheiros lessem sobre o que poderia causar quando alguém come alguma coisa antes de praticar uma atividade física.
Um dos colegas disse: - Você deve esperar um pouco para poder fazer a digestão, senão pode te fazer muito mal.
Foi quando olhei para uma menina que estava com uma minissaia.
– Temos que ter cuidado! - disse o colega.
- Eu não sou nenhum super-homem e também não tenho ideia de como uma pessoa consegue aguentar ver uma mulher de minissaia e não olhar, pelo amor de Deus! - respondi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário