quarta-feira, 25 de maio de 2011

Relato de Experiência

por Andréa Rios Mendes
Psicologia - 4º semestre

Leitura e escrita: minhas experiências

Não me lembro quando comecei a ler, nem mesmo qual foi o primeiro livro que li. Sei apenas que aprendi a escrever meu nome e algumas palavras com meu pai, antes mesmo de freqüentar a escola.

O que marcou no início da minha trajetória de leitura e escrita era a familiaridade que tinha com os livros, antes mesmo de aprender a ler e a escrever. Meu pai tinha uma estante de livros que eu adorava folheá-los, olhar suas figuras, sem mesmo conhecer as letras e as palavras.
 Quando ingressei na escola, o entusiasmo era muito grande, tudo que era novo, queria compartilhar com meu pai e minha mãe. E de algum modo, querer localizar as letras e as palavras que ia conhecendo nos vários livros que tinha em minha casa.
Um fato marcante nesse início de minha experiência com a leitura e a escrita foi quando não consegui, com todo o meu entusiasmo, numa tarefa para casa da escola, atender ao que a professora pedia e, meus pais deixaram claro para mim que eu teria que fazer sozinha. A conseqüência disso foi que não fiz a atividade. Esse fato foi muito triste, devido a isso não queria mais ir para a escola. Mas felizmente superei isso e fui aprendendo a arriscar, quando não conseguia fazer qualquer tarefa.
Outro fato que considero marcante é que na minha adolescência o interesse pela leitura partia apenas dos livros que tinham poucas páginas, e minha irmã, amante da leitura, me sugeriu o livro “Jovens esposas” de Olívia Goldsmith que continha 362 páginas, mais ou menos, e eu li por inteiro. Daí o interesse por livros de poucas páginas desapareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário